terça-feira, 29 de março de 2011

6ª Parada do Orgulho LGBT de Duque de Caxias será no dia 25 de setembro


A 6ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de Duque de Caxias na Baixada Fluminense já tem data será no dia 25 de setembro na Av. Brigadeiro Lima e Silva a partir das 13 horas. O evento será organizado pelo GPD (Grupo Pluralidade e Diversidade de Duque de Caxias) e espera reunir cerca de 300 mil pessoas se consolidando como a 2ª maior Parada do Estado do Rio de Janeiro e a 5ª do Brasil.



Neste ano de 2011 a Parada além de celebrar o dia mundial do Orgulho LGBT e reivindicar o reconhecimento dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais como a aprovação do PLC 122/2006, pretende também comemorar a inauguração do Centro de Referência e Promoção da Cidadania LGBT da Baixada Fluminense que está sendo instalado através do Programa Rio Sem Homofobia executado pela Superintendência de Direitos Individuais Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.



O centro será inaugurado em abril e atenderá vítimas de homofobia, discriminação, constrangimento e em situação de descoberta. Para Sharlene Rosa presidenta do GPD a inauguração do CR LGBT Baixada I em Duque de Caxias que atenderá ainda os municípios de Belford Roxo, São João de Meriti, Magé e Guapimirim é mais um passo na consolidação do reconhecimento da existência da carente e esquecida população LGBT da Baixada Fluminense, que no ano de 2009 chegou a ser proibida de desfilar pelo prefeito nas ruas da cidade com as cores do arco-íris no evento que ficou conhecido como o “Stonewall da baixada” e a terceira grande vitória será a aprovação pelo Senado Federal do PLC 122/2006, que aguarda votação no Senado Federal.



Para 2011 o GPD irá buscar recursos junto ao Ministério da Saúde para financiar a Ação, Orgulho, Saúde e Cidadania que acontece em parceria com o Grupo Arco-Íris da cidade do Rio de Janeiro que distribuiu no ano passado mais de 50 mil preservativos e 5 mil saches de gel lubrificante aos participantes do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário