quarta-feira, 28 de abril de 2010

Primeira dama de Duque de Caxias Claise Maria recebe Sharlene Rosa em sua residência

Deu no Blog do Pablo Brandão

Duque de Caxias, 28 de abril de 2010A atual primeira dama de Duque de Caxias, Claise Maria recebeu em sua residência amarela no Bairro 25 de Agosto a Presidente do Grupo Pluralidade e Diversidade de Duque de Caxias Sharlene Rosa, que realiza a 4 anos a Parada do Orgulho LGBT na cidade. E que ano passado foi proibida pelo prefeito José Camilo Zito.

O encontro aconteceu pela manhã desta quarta feira (28.04).Atendendo ao convite da ex-secretária de Ação Social e Cidadania da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, Sharlene Rosa esteve na casa do prefeito da cidade, Zito, para receber o pedido formal de apoio a candidatura de Claise Maria sua esposa a Deputada Estadual, o prefeito que é considerado pelo Movimento LGBT nacional um dos mais homofóbicos do Brasil, não estava presente no encontro, mas vários assuntos que são de sua incumbência foram tratados.

Além das eleições 2010, outro tema abordado pelas duas, foi a proibição da realização da 4º Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de Duque de Caxias em outubro do ano passado, onde foi necessário a intervenção do Ministério Público, OAB Rio de Janeiro, para garantir a realização do evento no mês de novembro, segundo Sharlene a mesma não se pronunciou sobre tal acontecimento.

Em relação ao Centro de Referência da população LGBT que a Superintendência dos Direitos Individuais Coletivos e Difusos do Governo do Estado com apoio do Governo Federal está instalando na cidade a ex-secretária concordou com a importância do projeto, que irá promover a qualidade de vida da população LGBT da Baixada Fluminense.

Porém, ao ser informada pela Presidente do Grupo Pluralidade e Diversidade de Duque de Caxias que a prefeitura se posicionou contra a instalação do órgão na cidade, a primeira dama se espantou com as declarações do Sr. Procurador Geral do Município Francisco Alves Rangel Filho. Que através do ofício n° 836/09/PGM/GPG informou a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos em resposta ao ofício n° 91/2009 que: “declina da escolha da cidade de Duque de Caxias para servir como pólo para a implantação de um Centro Regional de Referência de Promoção da Cidadania LGBT, uma vez que já adota, como princípio administrativo, uma política de absoluto respeito ao pleno exercício da cidadania por todos os munícipes, independentemente de condição social, credo, raça, gênero, etc.”Sharlene Rosa questionou onde funciona o centro de atendimento aos LGBTs vítimas de Homofobia que a procuram constantemente por sofrerem com difamação, calúnias, violência física e verbal em casa, na rua, escola, trabalho e até mesmo em órgãos públicos municipais, entre outros.

A primeira dama disse que “irá se informar sobre o caso e na segunda – feira (03.05) terá um posicionamento sobre o Centro de Referência e Promoção da Cidadania LGBT”. E ainda informou que o movimento LGBT nacional quer saber qual é o Programa de Combate a Homofobia que a prefeitura de Duque de Caxias está implantando na cidade, pois pode servir de modelo para o restante do país, pois como o Sr. Procurador informou em Duque de Caxias não há homofobia.

A instalação do Centro de Referência LGBT na cidade de Duque de Caxias como informou Sharlene Rosa a primeira dama está garantido pelo Governo do Estado, através da Superintendência dos Direitos Individuais Coletivos e Difusos e Governo Federal que mesmo sem o apoio da Prefeitura Municipal, utilizará – se de algum equipamento estadual para garantir o funcionamento do mesmo na cidade.

Em relação ao pedido de apoio a candidatura da ex-secretária Claise Maria (PSDB) a Deputada Estadual, Sharlene Rosa disse que: “As duas possuem posicionamentos ideológicos diferentes, mas isso não é a impossibilidade de se manter o diálogo entre ambas, para a superação da homofobia na cidade. Ainda informou que irá apoiar as candidaturas de Dilma Rousseff (PT) para presidente e de Sérgio Cabral (PMDB) para mais um mandato como governador do Estado do Rio de Janeiro. E espera manter o nível durante a campanha sem ofensas, agressões ou desentendimentos, espera ainda mais que essa eleição seja um divisor de águas na história da Baixada Fluminense, que seja uma eleição baseada na defesa das candidaturas com argumentos verídicos e com forte embasamento e sem a criação de factóides, ou a proliferação de calúnias e difamações.”


Pablo Brandão

3 comentários:

  1. Srª. Sharlene, parabéns pelo brilhante posicionamento em defesa da cidadania.
    Cobrar das autoridades o cumprimento de seu dever para além das suas convicções ideológicas, visando o bem da coletividade é um direito constitucional de todo o cidadão.
    Exerçamos sempre nossa cidadania!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Sharlene, vc como nossa líder, nos representou muito bem, somos gratos ao seu empenho.
    Fez o que gostaríamos de ter feito.
    Porque agora, na época da eleição essa mulher/amante dele por tanto tempo, vulgo Claise Maria Zito, que influenciou o prefeito a cometer esse ato absurdo, que ainda por cima posa de evangélica, veio te procurar? Para que vc que tem nosso apoio possa ajudar ela no seu projeto de poder???
    Por isso que vc é nossa liderança, porque sabe se posicionar, sabe liderar. Quem sabe liderar não perde a liderança.

    ResponderExcluir