segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dilma é vítima de machismo?

Nesses primeiros passos eleitorais, já deu para perceber que o foco dos ataques dos tucanos contra o PT será a suposta falta de experiência de Dilma Rousseff em comparação com José Serra. A ideia é mostrar a ex-ministra como uma dependente química de Lula. Será que pega?

É preciso ser um ignorante para deixar de reconhecer a qualificação de José Serra. Poucos brasileiros estariam hoje tão preparados como ele para ser presidente. Mas o fato é que Dilma passou toda a sua vida envolvida na política e, na gestão Lula, conheceu a intimidade da máquina administrativa: faz parte de um time que com bons resultados a mostrar.

Já comentei aqui que considero Fernando Henrique Cardoso um injustiçado. Os efeitos de sua administração são mais importantes do que a população reconhece, a começar do controle da inflação, melhor controle dos gastos públicos e a arquitetura de programas sociais --um dos efeitos, inclusive, foi a base para Lula alcançar tanta popularidade.


Quando assumiu a presidência, FHC --com suas passagens nos ministérios da Fazenda e Relações Exteriores-- tinha tanta experiência administrativa quanto Dilma tem hoje. Aliás, a ex-ministra tem agora muito mais vivência na máquina pública do que Lula tinha ao assumir. Vamos lembrar que, neste momento, o próprio Serra reconhece os méritos do atual governo.

É inegável que Dilma candidata sem Lula não existiria. Daí a ela ser dependente quimicamente de Lula, suspeito que tenha nessa crítica uma pitada de machismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário